Início Destaques Quadrilha responsável por roubar bancos em Espumoso e região é presa na...

Quadrilha responsável por roubar bancos em Espumoso e região é presa na Argentina

8942
0
COMPARTILHAR
Fotos:Polícia Misiones

A Quadrilha apontada como autora do assalto às agências bancárias em Espumoso nos meses de maio e setembro deste ano, foi presa pela polícia Argentina nesta quarta-feira, 29.

A Polícia de Misiones, após investigação, capturou nesta quarta-feira (29) um grupo de brasileiros que se esconderam em El Soberbio e cujos membros estariam envolvidos em pelo menos 40 casos de assaltos a bancos no Brasil. A captura ocorreu depois de uma invasão a uma propriedade localizada em El Button, a cerca de 32 quilômetros da capital. No local foram capturados os três sujeitos que eram procurados pela Justiça brasileira, identificados como Rudinei ‘Gordo’ Lopes (37 anos), que seria o líder da organização, Vanderei ‘Vando’ Lopez (32), e Juliane Cristina Cardoso (26).

Com os criminosos a polícia apreendeu uma espingarda calibre 5.56, uma pistola automática Taurus, um rifle, 54 cartuchos de calibre 380, 141 de calibre 5.56, dois coletes à prova de bala e objetos relacionados a rituais de umbanda.

Outro golpe para a quadrilha é que três veículos que costumavam circular na área foram apreendidos,  o que também denota todo o poder deles. Uma Chevrolet S10, placas IIT-9802, uma Toyota Hilux, sem placas, e uma Ford Ranger, placa argentina KHX-534.

Os envolvidos são classificados como muito perigosos devido ao método usado para cometer seus assaltos. Esta afirmação é baseada na descoberta de explosivos na casa onde estavam escondidos, em Misiones. A captura da quadrilha não foi coincidência, mas resultado de uma investigação de mais de dois meses.

A possibilidade da quadrilha estar escondida em Misiones veio das autoridades policiais de Lajeado, RS, a cerca de 400 quilômetros da fronteira com El Soberbio. Com base nessas informações, a polícia de Misiones começou a trabalhar no caso através da recém criada Drones Division, que já opera em cinco unidades regionais da força provincial e foi decisiva para sua localização.

Os três assaltantes estão detidos em celas de delegacias de polícia de Misiones e ontem à noite foram realizados procedimentos internacionais para disponibilizá-los à Justiça brasileira.

A Polícia Civil Gaúcha irá realizar nesta sexta-feira, uma coletiva de imprensa para falar sobre as prisões. Os presos são apontados como os autores dos assaltos à banco realizados em Espumoso, Fontoura Xavier, Tio Hugo e outras cidades do estado. O Delegado Regional Jader Ribeiro Duarte fará seu pronunciamento sobre o caso também na sexta-feira.

Comentários no Facebook