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Artigo: Diagnóstico Psicopedagógico

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O diagnóstico psicopedagógico clínico e institucional tem como objetivo identificar as causas dos bloqueios que se apresentam nos sujeitos com dificuldades de aprendizagem.Estes bloqueios apresentam-se por meio de sintomas que podem se manifestar de diferentes maneiras:baixo rendimento escolar,agressividade,falta de concentração,agitação etc.

Estes são comportamentos bastante comuns em sala de aula,mas ainda pouco compeendidos pelos professores.É difícil para o professor procurar olhar para este aluno e imaginar que,por trás destes comportamentos,estão situações que,muitas vezes e em sua grande maioria,não são causados pelo próprio sujeito.Muitas vezes,ele é apenas uma vítima de situacões familiares conturbadas ou de uma escola desestruturadas em termos metodológicos.Como disse anteriormente,diferenciar o olhar é difícil,mas não é impossível.

Realizar um diagnóstico é como montar um grande quebra cabeça,pois,á medida que se encaixam as peças,vai se descobrindo o que está por trás destes sintomas.As peças oferecidas pela família,pela escola e pelo próprio sujeito,entretando a maneira de montá-la só depende do psicopedagogo e,para que este tenha um bom resultado,precisa levar em conta todos os aspectos objetivos e subjetivos observados nos diversos âmbitos:cognitivo,familiar,pedagógico e social.

É importante que o psicopedagogo esteja seguro de suas posições em relação ao diagnóstico e não cada ás exigências dos pais,visto que muitos também precisam de limites.

Psicopedagoga Camila Sperling Parizotto, formada em letras e pós em psicopedagogia clínica e institucional.

Espumoso, 13 de Março de 2018.

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